segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Um carro e a dor de cabeça | O homem que tinha coisas #5

Clique aqui para ler o episódio anterior
Richard segue aquela rua, para comprar a sua felicidade: seu primeiro carro. Embaraçado com os episódios que se sucederam, porém ansioso e eufórico pela compra do seu possante.

Prepotente talvez tenha sido, afinal, sem experiência, foi comprar o carro sozinho. Comprou o primeiro que se engraçou: um carro popular, porém, com algumas alterações, vermelho, som, e estava dentro de seu orçamento. - Com esse aqui vou fazer sucesso! - Pensou. Sem exitar fez o negócio.

Como não poucos jovens, Richard também era desses que ao ter um carro com som deseja demonstrar seu péssimo gosto musical para toda a vizinhança. Após fechar negócio, passar os documentos, nosso amigo veio até sua casa ao som do pancadão. Se não estivesse ensurdecido pelo som automotivo teria ouvido alguns dos gritos e comentários que fizeram sobre ele: - “Mas é uma anta mesmo! Parece que nunca andou de carro. Quer se amostrar” “Ô imbecil! Comprou o carro mas não alugou meus ouvidos pra me obrigar ouvir essas merdas!” Fora as caras retorcidas. Mas Richard, em seu coração, estava abafando. Ele achava que as pessoas estava o admirando. Ele se sentia um Michael Shumaker ganhando mais um prêmio de Fórmula 1, recebendo os aplausos da plateia.

Mas para a sorte de Richard – se é que podemos chamar de sorte – sempre existem outras pessoas que partilham dos mesmos maus gostos. E eis que ao rodar de bobeira pela cidade só para se amostrar, o carro vira o imã que ele esperava: atrai seu novo objeto. Tratava-se de uma jovem, atraída ou pelo carro ou pela música ruim, joga seu olhar pra Richard. Este, de óculos escuro, abaixa levemente com um sorriso sínico e pergunta:
- Quer dar uma volta?

A jovem entra e vão passeando. Richard está certo de ter mais um objeto que o fará feliz aquele dia. E que felicidade: está motorizado e bem acompanhado. Mas enquanto Richard dirigia, ambos sentem um cheiro estranho.

- Que cheiro é esse? - Ora, como vou saber, o carro é seu? Respondeu a garota. E.. o carro trava, balança... Deu pau.
- O que aconteceu? Perguntou a jovem. - Não sei. Acho que quebrou. Mas como? É novo!
-Ai! que mico heim Richard? To fora, quando tiver um carro que ande a gente passeia de novo.
- Não, volte! Deve ser algo simples. Vamos sair...
-Sai com o mecânico! E riu diante de alguns expectadores.

Richard dá uma bufada de cara vermelha de raiva. Era inacreditável! Em segundos perdeu suas duas fontes de felicidade: o carro (andando) e a mulher. Bufou mais ainda quando chegou um homem. Não, não foi um homem a lhe assediar nem mesmo um assalto, mas o homem funcionário da empresa que reboca carro. Afinal, eis mais um gasto.

No mecânico o pobre Richard parecia não acreditar. O mecânico falava as peças que deveria trocar como o técnico da seleção convocando os atletas. Quanto dinheiro. O inexperiente comprou pela lataria, mas, como diz o ditado popular, quem vê cara não vÊ coração; e no caso de Richard, não via motor, parte elétrica, não via nada do interior do carro, só a lataria e o som.

Nem precisa dizer o quanto ficou arrasado. Sem dinheiro, sem carro, sem alguém consigo. Logo pensou: - MACUMBA AAA! Só pode ser macumba dos invejosos! Como é possível isso!?

Teve que deixar o carro no mecânico alguns dias. Pagou o prejuízo com suas últimas reservas. Ao sair foi abastecer o carro e, outra bufada irada:

- É O QUÊ? 4R$ o litro da gasolina!? Vocês estão loucos?
-Desculpe, senhor, mas a culpa não é nossa. Infelizmente isso não é ficção, a presidente está destruindo com o país. Subiu tudo, a gasolina acompanhou.
-Mas que idiota! Como que eu vou manter o carro com a gasolina a este preço?

Abriu a carteira, pegou seus 20R$ que lhe sobrara (e ainda catou as moedinhas), e colocou seus míseros cinco litros de gasosa. Saiu sem som, sem amostragens, direto pra casa para garantir que a gasolina desse ao menos para isso.

Após chegar em casa, liga a TV, e o noticiário já avisava: - Atenção motorista! Lembre-se que este mês começam a chegar o IPVA dos carros com placa... - NÃÃÃÃO! - Gritou Richard ao lembrar que seu carro ainda não tinha IPVA pago. -Mais uma dívida! Inferno! Droga!

Ele pensou ter comprado a fonte de sua felicidade, mas o que comprou foi uma bomba que está destruindo-o por dentro de tanto ódio.

-Como que eu vou sair desse jeito? Como vou manter carro com a gasolina a esse preço? Como vou pagar IPVA? O que me sobrou usei pra consertar este carro que está me dando dor de cabeça. - Irado dá um chute na sua estante, que balança, e de lá cai um cartão. Ele pega e para sua admiração parece ter encontrado a solução para todos os seus problemas. Pega o telefone, disca...

Nenhum comentário:

Postar um comentário